Artigos e Novidades


Ruído Branco - Um aliado na hora de dormir
Terapia na Web - 21/05/2018


    O termo “Ruído Branco veio de outras áreas da ciência, sendo da engenharia e matemática, porém a neurociência tem utilizado para estudar uma amplitude sonora que possui características especiais que corroboram na hora do sono.
    Fazendo uma analogia a cor branca, o ruído branco teria todas as cores possíveis em sua amplitude e frequência sonora, no entanto esse tipo de som é produzido por meio eletrônico. Um exemplo de ruído branco seria quando a TV ou o rádio estão dessintonizados e fica com aquele “chiado”.
    O neurocientista Seth S. Horowitz, autoridade sobre o assunto, aponta que o ruído branco tem se mostrado eficaz em ajudar as pessoas a dormirem. Não seria pelo fato de provocar um relaxamento, mas por criar uma barreira sonora que impeça com que outros sons passem a fazer parte do espectro de atenção e ativem seu cérebro, tirando o sono por haver essa distração.
    Existem outros barulhos que cumprem a mesma função do ruído branco, entretanto não o sendo propriamente dito, mas tendo características parecidas, seguindo o fato da constância sonora que o ruído branco possui. Esses sons seriam: ventilador, ar condicionado, barulho de chuva, fogueira, e entre outros que seguem essa característica.
    Diferindo do tipo de som, mas também mostrando eficácia na hora de dormir, seriam as músicas de relaxamento, das quais muitas vezes se caracterizam por serem instrumentais. Ela não obrigatoriamente teria esse padrão sonoro, o que teoricamente não provoca a barreira propriamente dita, como o ruído branco, porém a mesma pode ser utilizada para entrar em um estado de calmaria. Há essa tendência a serem músicas instrumentais ou sem vocal exatamente para não provocar uma atenção a essas partes da música.

E você, já ouviu falar sobre ruído branco? Usa de outros meios para dormir? E a Hipnose? Já utilizou a Hipnose para provocar um estado de relaxamento e permitir-se entrar em sono profundo? Caso não aguarde o próximo texto falando sobre a mesma.

Confira Outros Artigos e Novidades


Terapia Online é eficaz?
Terapia na Web - 22/02/2019


Sim, e pode ser mais do que você pensa!

ver mais

EMDR em Maringá e Online
Terapia na Web - 07/11/2018


EMDR: entenda como é essa abordagem terapêutica.

ver mais

Hipnose em Maringá e Online - Entenda como funciona a Hipnoterapia
Terapia na Web - 05/11/2018


Hipnoterapia: uma breve explanação sobre

ver mais

PSICOLOGIA DO ESPORTE
Terapia na Web - 21/05/2018


Entenda um pouco mais sobre a Psicologia do Esporte e como ela pode te ajudar nos seus exercícios e hábitos de vida

ver mais

A Hipocrisia da Paz
Terapia na Web - 21/05/2018


Entenda um pouco mais sobre a agressividade nos jogos de futebol

ver mais