Artigos e Novidades


PSICOLOGIA DO ESPORTE
Terapia na Web - 21/05/2018


    Como qualquer área de conhecimento, a Psicologia encontra seu campo de atuação em diversos contextos [1], sendo os mais conhecidos e difundidos aos olhos do público o contexto Clínico, o Social e o Educacional. E além destes, abrange ainda contextos Organizacionais e do Trabalho, do Trânsito, Hospitalar, Psicopedagógico, Psicomotor, Neuropsicológico, e em especial a nossa proposta, o Esportivo. A Psicologia do Esporte pode ser definida como atuação que “...consiste no estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e na aplicação prática de conhecimento” (WEINBERG & GOULD, 2008) [2].

    Reconhecemos que atualmente os treinamentos e desempenhos físicos de atletas alcançaram um patamar tão elevado que quando comparados lado a lado o diferencial se torna o perfil psicológico e a resiliência, ou ferramentas e estratégias psicológicas, ao lidar individualmente com sua vivência esportiva. Para desenvolver tais características, estudos [3; 4; 5] recentes comprovam melhora do desempenho de um atleta por meio do Treinamento de Habilidades Psicológicas, ou THP. Um THP envolve uma ampla variedade de aspectos possíveis a serem explorados e trabalhados, e a definição da direção da abordagem segue as necessidades que o atleta/pessoa possuí, e principalmente como elaboram suas rotinas esportivas. Estas seriam como rituais e envolvem desde as músicas ouvidas durante a preparação de uma bebida de suplemento (ou “shakes proteicos”), aos alongamentos focados em músculos específicos antes e após cada treinamento, por exemplo.

    Assim, o psicólogo pode atuar junto ao atleta com um THP desenvolvendo estratégias psicológicas adequadas que contribuam para o controle da ansiedade que surge no dia-a-dia, das exigências dos treinamentos e nos períodos competitivos, para a melhora na comunicação com os treinadores e companheiros de equipe, para o autoconhecimento, para a definição e foco nos objetivos estabelecidos, e para a resolução de conflitos pessoais, entre outros, otimizando a performance esportiva e tornando cada vez mais possíveis e próximas as conquistas almejadas. Apesar da aplicação descrita, o THP não se restringe a prática esportiva profissional, ele também será efetivo a você que se recupera de uma lesão, ou que busca atingir a forma física ideal, seja ganhando ou perdendo peso, e que encontra dificuldades em modificar ou aderir a uma nova rotina (de recuperação, de prática de exercícios físicos e de alimentação, por exemplo).

    Em outras palavras, o THP é uma ferramenta efetiva para você que busca bem-estar e qualidade de vida. Caso tenha interesse em um processo de THP ou tenha dúvidas, entre em contato. Estamos à sua disposição, pois sua meta também é a nossa! 

Fontes:

[1] Anexo II da Resolução CFP 03/2007.

[2] WEINBERG, R. S. & GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Ed. Artmed, 4ª ed, 2008.

[3] DESCHAMPS, S. R. et al. Treinamento psicológico e sua influência nos estados de humor e desempenho técnico de atletas de basquetebol. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte. Vol. 3, nº 2, 2008.

[4] LEITEM J. R; FERREIRA, J. P. L; GASPAR, P. M. P. Traço de ansiedade competitiva e habilidades psicológicas em atletas de elite. 2006.

[5] MORGADO, L. Análise de influência do treino de visualização mental na execução do livre directo, em atletas de vários escalões. 2010.

Confira Outros Artigos e Novidades


Terapia Online é eficaz?
Terapia na Web - 22/02/2019


Sim, e pode ser mais do que você pensa!

ver mais

EMDR em Maringá e Online
Terapia na Web - 07/11/2018


EMDR: entenda como é essa abordagem terapêutica.

ver mais

Hipnose em Maringá e Online - Entenda como funciona a Hipnoterapia
Terapia na Web - 05/11/2018


Hipnoterapia: uma breve explanação sobre

ver mais

A Hipocrisia da Paz
Terapia na Web - 21/05/2018


Entenda um pouco mais sobre a agressividade nos jogos de futebol

ver mais

Treinamentos de Habilidades Psicológicas
Terapia na Web - 21/05/2018


Saiba como o Treinamento de Habilidades Psicológicas podem te ajudar a aumentar seu rendimento em relação a Ativação e Ansiedade.

ver mais