Terapia na Web

Psicologia do Esporte

Conheça como ela pode te ajudar a alcançar melhores resultados

     Como qualquer área de conhecimento, a Psicologia encontra seu campo de atuação em diversos contextos [1], sendo os mais conhecidos e difundidos aos olhos do público o contexto Clínico, o Social e o Educacional. E além destes, abrange ainda contextos Organizacionais e do Trabalho, do Trânsito, Hospitalar, Psicopedagógico, Psicomotor, Neuropsicológico, e em especial a nossa proposta, o Esportivo. A Psicologia do Esporte pode ser definida como atuação que “…consiste no estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e na aplicação prática de conhecimento” (WEINBERG & GOULD, 2008) [2].

    Reconhecemos que atualmente os treinamentos e desempenhos físicos de atletas alcançaram um patamar tão elevado que quando comparados lado a lado o diferencial se torna o perfil psicológico e a resiliência, ou ferramentas e estratégias psicológicas, ao lidar individualmente com sua vivência esportiva. Para desenvolver tais características, estudos [3; 4; 5] recentes comprovam melhora do desempenho de um atleta por meio doTreinamento de Habilidades Psicológicas, ou THP. Um THP envolve uma ampla variedade de aspectos possíveis a serem explorados e trabalhados, e a definição da direção da abordagem segue as necessidades que o atleta/pessoa possuí, e principalmente como elaboram suas rotinas esportivas. Estas seriam como rituais e envolvem desde as músicas ouvidas durante a preparação de uma bebida de suplemento (ou “shakes proteicos”), aos alongamentos focados em músculos específicos antes e após cada treinamento, por exemplo.

   Assim, o psicólogo pode atuar junto ao atleta com um THP desenvol-vendo estratégias psicológicas adequadas que contribuam para o controle da ansiedade que surge no dia-a-dia, das exigências dos treinamentos e nos períodos competitivos, para a melhora na comunicação com os treinadores e companheiros de equipe, para o autoconhecimento, para a definição e foco nos objetivos estabelecidos, e para a resolução de conflitos pessoais, entre outros, otimizando a performance esportiva e tornando cada vez mais possíveis e próximas as conquistas almejadas. Apesar da aplicação descrita, o THP não se restringe aprática esportiva profissional, ele também será efetivo a você que se recupera de uma lesão, ou que busca atingir a forma física ideal, seja ganhando ou perdendo peso, e que encontra dificuldades em modificar ou aderir a uma nova rotina (de recuperação, de prática de exercícios físicos e de alimentação, por exemplo).

    Em outras palavras, o THP é uma ferramenta efetiva para você que busca bem-estar e qualidade de vida. Caso tenha interesse em um processo de THP ou tenha dúvidas, entre em contato. Estamos à sua disposição, pois sua meta também é a nossa! 

Fontes:

[1] Anexo II da Resolução CFP 03/2007.

[2] WEINBERG, R. S. & GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Ed. Artmed, 4ª ed, 2008.

[3] DESCHAMPS, S. R. et al. Treinamento psicológico e sua influência nos estados de humor e desempenho técnico de atletas de basquetebol. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte. Vol. 3, nº 2, 2008.

[4] LEITEM J. R; FERREIRA, J. P. L; GASPAR, P. M. P. Traço de ansiedade competitiva e habilidades psicológicas em atletas de elite. 2006.

[5] MORGADO, L. Análise de influência do treino de visualização mental na execução do livre directo, em atletas de vários escalões. 2010.

Foto da equipe com o psicólogo Leonardo Garcia

Por Leonardo Garcia

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Clique para

Conheça nosso trabalho nas redes sociais.

Tem alguma sugestão de tema?

Por acaso procurou um post sobre algum tema e não encontrou, então entre em contato e nos diga qual foi! Vamos reunir a equipe para apresentá-lo o mais rápido possível.

Entrar em contato