Terapia na Web

Psicologia do Esporte

O alto rendimento na sua vida!

O que é a Psicologia do Esporte?

 A Psicologia do Esporte pode ser definida como atuação que “…consiste no estudo científico de pessoas e seus comportamentos em contextos esportivos e de exercício e na aplicação prática de conhecimento” (WEINBERG & GOULD, 2008). Ou seja, desenvolveu-se técnicas que visam trabalhar com o alto rendimento e que podem ser inseridas em outras áreas da vida.

Como trabalhamos

 Reconhecemos que atualmente os treinamentos e desempenhos físicos de atletas alcançaram um patamar tão elevado que quando comparados lado a lado o diferencial se torna o perfil psicológico e a resiliência, ou ferramentas e estratégias psicológicas, ao lidar individualmente com sua vivência esportiva. Para desenvolver tais características, estudos recentes comprovam melhora do desempenho de um atleta por meio do Treinamento de Habilidades Psicológicas, ou THP.

 Um THP envolve uma ampla variedade de aspectos possíveis a serem explorados e trabalhados, e a definição da direção da abordagem segue as necessidades que o atleta/pessoa possuí, e principalmente como elaboram suas rotinas esportivas. Estas seriam como rituais e envolvem desde as músicas ouvidas durante a preparação de uma bebida de suplemento (ou “shakes proteicos”), aos alongamentos focados em músculos específicos antes e após cada treinamento, por exemplo. Assim, o psicólogo pode atuar junto ao atleta com um THP desenvolvendo estratégias psicológicas adequadas que contribuam para o controle da ansiedade que surge no dia-a-dia, das exigências dos treinamentos e nos períodos competitivos, para a melhora na comunicação com os treinadores e companheiros de equipe, para o autoconhecimento, para a definição e foco nos objetivos estabelecidos, e para a resolução de conflitos pessoais, entre outros, otimizando a performance esportiva e tornando cada vez mais possíveis e próximas as conquistas almejadas.

É isso, preciso desse acompanhamento

Me identifiquei com os sintomas e gostaria de iniciar um acompanhamento psicoterapêutico. Estou pronto(a) para entrar em contato, para tirar minhas dúvidas e marcar uma sessão.

Entrar em contato