Terapia na Web

3 Métodos Simples Para Dormir

Descubra métodos que podem te ajudar a dormir e relaxar!

Todos sabemos que uma noite de sono mal dormida gera no dia seguinte: estresse, mal-estar e dificuldade no processamento de pensamentos, porém quando isso é recorrente, outros sintomas surgem.

Normalmente, quando estamos muito cansados e sonolentos, acabamos apelando para o café ou bebidas energéticas em busca de ativar nosso sistema nervoso central, sobrecarregando o coração e aumentando o risco de taquicardia.

Bebidas estimulantes também aumentam nosso ritmo cardíaco, aumentando ainda mais o desgaste físico e mental. 

Quem tem insônia também pode desenvolver ou agravar um quadro de depressão, devido ao cansaço.

O estresse aumenta e afeta o sistema imunológico, além disso, o aprendizado e o raciocínio são prejudicados, devido a diminuição da atenção, podendo gerar desde pequenos acidentes como esbarrar e derrubar objetos a acidentes graves de trabalho ou de trânsito.

Os relacionamentos afetivos também acabam prejudicados, a insônia reduz a libido.

A essa altura, você já percebeu que a insônia é um problema grave e que se não tratada pode gerar inúmeros malefícios à saúde. 

Neste artigo, vou te ensinar 3 métodos simples para dormir e acabar com a insônia.

1. Estabeleça uma rotina de sono

Segundo a OMS, a insônia atinge 40% da população brasileira, cerca de 80 milhões de pessoas. Esse número com certeza seria menor se todos tivéssemos uma rotina de sono. 

Uma rotina de sono, ciclo de sono ou ciclo para dormir é como um pequeno ritual próprio que se finaliza com o sono saudável.

 A rotina de sono, é uma maneira de fazer o seu cérebro compreender que está chegando o momento de descansar e que o seu corpo pode começar a relaxar.

O mais importante é que você encontre quais etapas suprem as suas necessidades e que repita sua rotina de sono todos os dias, preferencialmente no mesmo horário.

Colocar um alarme discreto no celular, para o horário de início da sua rotina de sono, pode ser de grande ajuda.

Um exemplo de etapas na rotina de sono que você pode adotar ou adaptar para si:

  • Tomar um banho 
  • Colocar um pijama ou roupa confortável
  • Tomar um chá não estimulante, como camomila, hortelã, erva doce, maracujá…
  • Escovar os dentes
  • Reduzir a quantidade de luzes acesas ao seu redor
  • Programar o despertador do celular
  • Desligar o wi-fi do celular
  • Evitar telas de celular, computador, televisão… Se não for possível, reduza sua luminosidade ao máximo
  • Ler um livro físico 
  • Ouvir uma playlist de música relaxante ou ASMR

2. Faça exercícios físicos

Se você trabalha sentado, é um estudante ou até trabalha em pé, mas não precisa se mexer muito, é provável que ao final do dia se sinta esgotado mentalmente, mas seu corpo ainda tem energia para gastar e ele vai te perturbar com isso.

O exercício físico nos ajuda a gastar as energias, que na maioria das vezes, sobram no final do dia, nos mantendo agitados e insones. 

O exercício físico traz diversos benefícios, como desenvolvimento de outro vínculo social, liberação de endorfina, aumento de autoestima frente aos resultados da atividade…

Além disso, o exercício físico vai agir como um metabolizador da agitação que causa a insônia e os hormônios liberados durante sua prática vão aumentar seu relaxamento ao iniciar sua rotina de sono.

3. Anote seus pensamentos

É comum ficarmos pensando em trabalho, ter muitas ideias ou lembrarmos de eventos e situações ruins durante as crises de insônia.

Frequentemente esses pensamentos são muito difíceis de silenciar e a melhor forma para fazer isso é anotar.

Alguns pensamentos exigem ações ou decisões que você não está apto a realizar naquele momento. Nesse caso, você pode fazer um acordo consigo mesmo, definindo um momento para realizá-las, para que até lá possa se manter calmo e envolvido na atividade do momento.

É importante ressaltar que, caso decida fazer esse acordo, é preciso realizar como prometido, pois se deixados de lado ou negligenciados os mesmos pensamentos ou outros semelhantes podem voltar a aparecer com ainda mais intensidade.

Terapia para tratamento de insônia

Essas são dicas básicas que podem ser muito úteis e que não tem custo algum de execução. 

Caso ainda não consiga melhorar os sintomas da insônia, o processo psicoterápico é um grande auxílio, pois às vezes não percebemos que os pensamentos que nos invadem na hora de dormir podem se referir a problemas e insatisfações que não gostamos de encarar.

No processo psicoterápico, esses conteúdos são explorados e trabalhados de maneira branda com o auxílio do psicólogo/terapeuta, e torna-se mais fácil encontrar as soluções.

Um excelente recurso a ser utilizado no tratamento da insônia é a hipnoterapia. Além de se fundamentar no relaxamento, pelo transe hipnótico, ela consegue fazer uma ponte com as questões advindas do processo psicoterápico. 

Disponibilizamos a seguir um áudio de hipnose recomendado a quem sofre com a insônia, e sugerimos que o escute quando estiver em um local calmo, de preferência com fones de ouvido. 

Além disso, não permita que haja pendências que exijam sua intervenção durante esse momento, como uma janela aberta, alguma coisa no fogão, ou qualquer coisa do gênero, pois é possível que você não consiga se concentrar ou que acabe dormindo no processo.

Casotenha tentado as dicas e ainda não conseguiu superar a insônia, o processo psicoterápico pode ser a saída.

A Terapia na Web é um grupo de psicólogos qualificados para os mais diversos casos, somos especialistas em terapia online e também atendemos presencialmente em Maringá/PR.

Caso tenha se interessado por fazer terapia online conosco, entre em contato. Você pode mandar um e-mail para contato@terapianaweb.com.br ou clicar aqui para falar com a gente diretamente pelo WhatsApp.

Se gostou do nosso conteúdo, leia outros artigos do nosso blog, conheça também nosso canal no YouTube e siga no Instagram, estamos sempre postando novidades por lá.

Por fim, se você conhece alguém que precisa de ajuda e que esse artigo possa ser útil, compartilhe, você pode estar salvando uma vida.

Boa noite.

Foto da equipe com o psicólogo Leonardo Garcia

Por Leo Garcia

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Clique para

Conheça nosso trabalho nas redes sociais.

Tem alguma sugestão de tema?

Por acaso procurou um post sobre algum tema e não encontrou, então entre em contato e nos diga qual foi! Vamos reunir a equipe para apresentá-lo o mais rápido possível.

Entrar em contato