Terapia na Web

7 razões para fazer Terapia Online e o que é ela

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

 Em qualquer lugar que procuramos vemos hoje o número de pessoas que procuram psicoterapia aumentando. Os desafios das nossas vidas, as nossas expectativas e as das nossas famílias, a pressão da sociedade e a conectividade pelas redes sociais nos geram muita angústia e nos adoecem. Ainda mais quando essas coisas se acumulam, nos sentimos paralisados e a nossa vida também para. Ficamos presos nesse estado angustiante, sem saber o que fazer. Embora essa situação seja cada vez mais comum, apenas o método antigo (presencial) não tem sido suficiente para suprir o número crescente dessa demanda. Exatamente por isso a procura por novas formas de atendimento tem aumentado, como a Terapia Online, tanto pelos profissionais começarem a explorar essa área, se divulgando, quanto pelas vantagens que ela apresenta em relação a terapia presencial.

 Neste texto abordaremos um pouco sobre o que é Psicoterapia de modo geral, mostrando o porquê vemos como vantagens as características da Terapia Online, que são fundamentalmente a acessibilidade, a comodidade e a praticidade. Por fim, apresentamos as nossas conclusões e algumas reflexões para você avaliar se a Terapia Online é ou não interessante para você nesse momento.

O QUE É A TERAPIA?

Mulher lendo o computador e tirando suas dúvidas

 Em uma primeira olhada, a terapia é algo intangível, exatamente por ser um serviço prestado, algo não palpável. E é claro que isso já fortalece aquela insegurança que muita gente sente ao chegar no momento de procurar por um profissional de Psicologia. Além disso, as pessoas também pensam:

  • que é um serviço caro;
  • que não têm ideia de como funciona e quanto tempo ela durará;
  • que ouvem relatos de pessoas dizendo que terapia não serve para nada;

 São motivos que acabam se tornando barreiras e dificultam a adesão a terapia, porém espero que possamos explicar melhor do que se trata.

 Ir a(o) psicóloga(o) é diferente de ir a uma loja de brinquedos ou ao médico. Eu não posso comprar “a felicidade” em uma gôndola e nem encontrá-la em “remédios” para tomar. Fazer terapia envolve comprometimento consigo mesmo e com o vínculo terapêutico. Dentro de um processo psicoterápico, dependendo do caso, passamos tarefas a serem executadas compromissos durante a semana, os quais posso usar a analogia dos medicamentos prescritos por um médico. Se você não toma o medicamento, possivelmente não melhorará o seu estado de saúde e permanecerá adoecido; da mesma forma, se não realiza as tarefas e mantém o compromisso, tenderá a permanecer no mesmo estado emociona, sem evolução. Mas todos sabemos que é muito, mas muito mais fácil tomar medicamentos e esperar seus efeitos do que respirar fundo e realizar novas tarefas ativamente, incluindo aquelas que nos são desconfortáveis e desconhecidas, e por isso que psicoterapia não é algo tão simples e exige um comprometimento maior do que tomar um remédio.

 Sobre a duração de um tratamento psicológico, já adiantamos que a nossa perspectiva de trabalho não prevê um vínculo que dura anos e anos, com sessões semanais. Porém, é importante destacar que cada pessoa e demanda tem o seu tempo de desenvolvimento para ser resolvido. Ou seja, usando de outra analogia:

“tem pessoas que só precisam arrumar a mesa de jantar; outras, precisam arrumar a sala de jantar; e por fim, tem gente que precisa arrumar vários cômodos ou até mesmo toda a casa.”

Agora que já sabemos um pouco mais sobre como é fazer terapia, vamos para às 7 razões que a Terapia Oline pode ser a emlhor opção para você! 

1. FACILIDADE EM CHEGAR A TERAPIA

 O seu/sua psicólogo(a) está a poucos cliques de distância, pois basta apenas abrir o Skype ou Hangout e aceitar a ligação para entrar na videochamada e iniciar sua sessão. E ainda, é necessário apenas que você entre em contato e escolha ou não um profissional específico que deseja realizar o trabalho em conjunto e marcar um horário para se a sessão.

 Por ser online, não é necessário sair de onde você estiver, seja em casa ou no trabalho, por exemplo, desde que esteja em um local reservado. Logo, como se evita pegar o trânsito e/ou um aglomerado de pessoas, isso facilita muito a ideia da terapia para quem sofre com TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada). O fato de ficar preso na rua por causa de congestionamento pode ser desencadeador para crises de ansiedade e agressividade, pois mistura estresse com preocupação (além de outros fatores) e afeta o seu estado emocional, as vezes pelo resto do dia. E falando de trânsito, podemos pensar nas pessoas que tem medo de dirigir ou até mesmo fobia de pegar no volante. Ou seja, a Terapia Online para esse público acaba sendo de extrema valia.

 Mais um ponto a ressaltar são as pessoas que têm depressão moderada e grave, que acabam adotando práticas de isolamento social e reclusão. Isso se torna um grande impedimento, já que sair de casa passa a ser uma tarefa extremamente difícil. E entenda que não é questão de corpo mole ou preguiça, e sim por estarem em um estado emocional de ausência de energia e com seu sistema nervoso em déficit de produção de neurotransmissores e de receptores.

2. ACESSIBILIDADE PARA PcD (Pessoas com Deficiência)

 A Terapia Online nos permite atender pessoas com PcD, por conseguir vencer algumas das dificuldades. Como exemplo, recentemente iniciamos um processo psicoterapêutico com uma pessoa cega. Mesmo que ela consiga se locomover tranquilamente pela sua cidade, precisando de ajuda só em pontos específicos, a Terapia Online a deixou totalmente autônoma, já que possui facilidade em utilizar seu celular para agendar, ser atendida e realizar os pagamentos.

3. REDUÇÃO DE CUSTO

 Exatamente por não haver a necessidade de locomoção você acaba economizando em no transporte, ou seja, não existe o risco e nem o gasto de ter que dar a volta na cidade para realizar sua sessão. Além disso, o meio-ambiente e o trânsito agradecem, e você economiza o que é mais precioso em nossas vidas, que é o tempo, e que se considerarmos o tempo gasto para ir e voltar de um clínica as vezes passa de uma hora!

4. FLEXIBILIDADE DE HORÁRIO

 Pelo fato de não precisar se preocupar com a locomoção (tanto o profissional quanto o cliente/paciente), os horários se tornam muito mais flexíveis, e você não corre o risco de sair muito tarde da clínica e enfrentar a “hora do rush” e de passar por alguma situação desagradável. Ou seja, é ainda mais seguro fazer Terapia Online, nesse sentido.

 Sendo assim, é comum fazermos atendimentos até às 22 horas da noite, pois vários clientes só conseguem fazer sua terapia após colocar os filhos para dormirem e então ter um momento reservado para si mesmos.

 Outros casos são de pacientes que reservam o horário de almoço para realizar a Terapia Online, já que é apenas 1 hora durante a semana, e fazem em seu próprio serviço. Dessa forma não precisa de atestado, além de não correr o risco de criar alguma avença com o chefe.

5. PROFISSIONAIS DIFERENTES DA SUA CIDADE

 Principalmente quem vive em cidade pequena gosta muito da Terapia Online por esse fator. Geralmente trabalhamos em sessão com os assuntos delicados e que temos dificuldade, vergonha ou temor, já que são assuntos eles que afetam a nossa saúde mental. O problema é que quando moramos em cidade pequena, todos se conhecem e isso pode aumentar as fantasias e temores de que o é dito em sessão “pode vazar”, ou que as pessoas ficarão sabendo. Por mais que seja Lei, presente no nosso Código de Ética de Psicologia, que o profissional deve manter em sigilo tudo o que for dito em sessão – salve casos em que a vida da pessoa ou de alguém próximo a ela corra risco, enquanto o vínculo entre cliente e terapêuta não foi concretizado, esse medo continua presente.. E também, devido ao peso do conteúdo trabalho, às vezes a pessoa se sente desconfortável em encontrar com o terapeuta pela cidade.

 Lógico que o profissional precisa trabalhar todas essas questões, caso essas situações ocorra, mas o fato de ter a Terapia Online pode evitar mais essa angústia que poderia atrapalhar o desenvolvimento de uma terapia presencial, e acaba encurtando um pouco mais a duração do tratamento.

6. SEM FRONTEIRAS

 Muitos dos brasileiros viajam para outros países, seja para intercâmbio ou até mesmo em busca de uma vida melhor, de um recomeço. O problema é que o choque cultural pode ser algo difícil de adaptar no primeiro momento, além de ter que, possivelmente, encarar tudo isso sozinhos. E dificilmente essas pessoas encontrarão um suporte psicoterapêutico lá onde estão.

 Sabemos dessa dificuldade e por isso criamos uma página em especial para as pessoas que estão fora de nosso país, pois entendemos essa dificuldade e principalmente que a distância pode trazer sofrimento, caso não saibamos lidar.

7. NOSSA EQUIPE ESTÁ SEMPRE ACESSÍVEL A VOCÊ

 Nós da Terapia na Web procuramos sempre deixar a Psicologia de uma maneira acessível, pois sabemos que a Psicoterapia Individual não será capaz de suprir e atender a todos, devido às limitações físicas e ao custo.

 Pensando nisso, produzimos e divulgamos conteúdos em nossas mídias sociais, como nosso Canal do YouTubeInstagramFacebook e Twitter. Nelas você pode nos acompanhar e aprender um pouco sobre a Psicologia e como ela pode auxiliá-lo, além do nosso próprio Blog que contém informações mais detalhadas sobre alguns assuntos relacionados a esse tema.

 E, como você pode perceber, mantemos nossa equipe “enxuta”, somos poucos profissionais, exatamente para mantermos uma qualidade dos atendimentos e para permitir que você conheça quem somos nós. Sabemos que fazer terapia não é um processo tranquilo, pois exige dedicação, e exatamente por isso procuramos sempre fazer discussões de caso entre nós (profissionais), e especializações. Dessa forma, garantimos que você, cliente/paciente, receba um tratamento especializado.

A TERAPIA ONLINE É PARA VOCÊ?

 Destacamos dois pontos para essa reflexão: parte técnica e parte psicológica.

 Em relação a parte técnica, caso você não tenha uma boa conexão de internet, um celular com câmera frontal, ou então um espaço reservado onde você consiga fazer sua sessão tranquilamente, infelizmente essa modalidade de de terapia se torna inviável. Se você realmente está precisando de ajuda, recomendamos que procure um profissional da sua cidade, afinal é extremamente importante investir e cuidar de nossa saúde mental, pois sem ela não conseguimos fazer nada. Caso também não tenha condições financeiras para pagar pela terapia, existem atendimentos públicos em UBS (Unidades Básicas de Saúde – o famoso postinho), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e nas Clínicas Escolas (toda faculdade que contenha o curso de Psicologia, como bacharelado, terá atendimentos gratuitos pelos alunos do quinto ano).

 A respeito da parte psicológica, temos que considerar que realmente a Terapia Online tem suas limitações. Nós não conseguimos atender corretamente pessoas com quadros mais graves, como por exemplo esquizofrenia. Nesses casos, sugerimos, sem sombra de dúvidas, o acompanhamento em CAPS, exatamente porque lá a pessoa terá o tratamento multidisciplinar necessário, além de grupos de apoio e a assistência para a família.

 Além disso, o atendimento infantil também não se torna possível, já que em alguns momentos precisamos trabalhar com o lúdico (brinquedos) durante a sessão, e isso se torna impossível devido ao fato de ser online. Outro ponto é da possibilidade de não conseguir ter o controle da atenção da criança durante a sessão. Então, indicamos a Terapia Online para crianças acima de 13 anos, ou seja, já entrando na adolescência, desde que haja a autorização dos pais. Dependendo da maturidade da criança é sim possível que se realize online, porém recomendamos que você procure um psicólogo(a) de sua cidade.

CONCLUSÕES

 A Terapia Online se fortalece hoje atendendo a demanda crescente de adoecimento mental e tem ajudado muitas pessoas, inclusive levando em consideração o desenvolvimento e a melhora de nossos clientes. Eles costumam se surpreendem no final da primeira sessão, principalmente aqueles que já tinham feito sessão presencial com outro profissional em algum momento. Temos vários relatos dos pacientes se sentirem confortáveis e de perceber que não é necessário estar na mesma sala que o profissional para se criar um vínculo terapêutico e ter um bom trabalho psicológico.

 Afinal, nós psicólogos trabalhamos com o discurso do paciente, escutando sua história e vendo suas reações ao contá-las, e a videochamada nos permite acessar essas informações. E com isso a Psicologia, a nossa profissão, tem se adaptado e conseguido acompanhar os avanços tecnológicos e as demandas da atualidade.

 Portanto, se você está sem sofrimento emocional/psíquico e precisa de ajuda, por favor, não se impeça de pedir. Sabemos que é difícil de pedir ajuda, e que existe o pensamento de que isso é um sinal de fraqueza, mas acredite, você não sabe o quanto que é corajoso poder se abrir e falar que não está bem!

 Caso tenha se interessado por essa metodologia de atendimento, que é a Terapia Online, entre em contato com a gente. Pode ser via WhatsApp, e-mail, Direct no nosso Instagram, ou até mesmo sinal de fumaça hehe. Temos contribuído e muito para os nossos clientes se desenvolverem e alcançarem uma vida mais tranquila e autônoma.

 E se ficou com dúvidas, converse com a gente! Se pretende realizar terapia conosco, sugerimos que você confira nossos materiais, principalmente no YouTube, para que veja qual profissional você se sente mais confortável em realizar seu processo psicoterápico. Se sentir bem com o terapeuta é a parte mais fundamental, já que muito dos assuntos a serem trabalhados não serão fáceis de serem ditos.

SAUDAÇÕES FINAIS

 Caso você tenha chegado até aqui, salve bravo guerreiro! Te pedimos encarecidamente que você compartilhe nosso material, para mais pessoas poderem compreender o que é Psicoterapia e decidirem se a Terapia Online pode ser útil para elas. Muito obrigado pela sua atenção e esperamos que tenha gostado do nosso texto. E novamente, caso queira falar com a gente, só nos chamar pelas nossas redes sociais ou pelo WhatsApp.

Foto da equipe com o psicólogo Leonardo Garcia

Por Leo Garcia

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Clique para

Mulher negra se abraçando e cuidando de si

Autocompaixão – aprenda a ser gentil consigo!

Somos acostumados com a ideia que precisamos ser rigorosos conosco mesmo para poder conquistar grandes coisas na nossa vida. A ideia do post é mostrar que podemos conquistar várias coisas de uma maneira mais amigável/saudável.

Read More »

Conheça nosso trabalho nas redes sociais.

Tem alguma sugestão de tema?

Por acaso procurou um post sobre algum tema e não encontrou, então entre em contato e nos diga qual foi! Vamos reunir a equipe para apresentá-lo o mais rápido possível.

Entrar em contato