Terapia na Web

Está em dúvida se a terapia online é ideal para a sua necessidade? Neste artigo, vamos apresentar 7 razões para ajudá-lo a tomar esta importante decisão.

A psicoterapia vem se popularizando, e a ideia de que terapia é tratamento para loucos ou que buscar ajuda é sinal de derrota, fraqueza, ou falta de fé, felizmente vem sendo deixada de lado.

Discussões sobre a importância da saúde mental estão em alta, e é cada dia mais comum ouvir de um amigo, colega ou familiar: “estou fazendo terapia”.  

Percebemos que, além de uma grande quebra de tabus e preconceitos, essas situações nos mostram a crescente demanda por saúde mental.

Os desafios das nossas vidas, nossas expectativas e de nossas famílias, a pressão da sociedade e a conectividade pelas redes sociais tem gerado muita angústia e nos adoecido.

Quando todas essas cobranças se acumulam, nos sentimos paralisados e a nossa vida também para. 

Parece que não importa o que você faça, aquela promoção no trabalho não vem, aqueles que você ama se tornam um fardo e alternamos entre a exaustão e a tristeza. 

Ficamos presos nesse estado angustiante, sem saber o que fazer. 

Embora essa situação seja cada vez mais comum, a terapia presencial não tem sido suficiente para suprir o número crescente dessa demanda. 

O estresse de enfrentar o trânsito, do transporte coletivo lotado e dependendo do caso, de sair de dentro do próprio quarto nos afastam de buscar a ajuda de um psicólogo.

Exatamente por isso, a procura por novas formas de atendimento tem aumentado, como a terapia online.

A terapia online possui diversas vantagens em comparação à presencial. Neste artigo, você entenderá o que é psicoterapia online e 7 razões para você aderir a essa modalidade de cuidar de si.

O que é a psicoterapia online?

Mulher lendo o computador e tirando suas dúvidas

Psicoterapia online é um processo terapêutico semelhante a terapia convencional presencial, porém é feito a distância, através de videochamadas. 


Seu objetivo é restabelecer a saúde mental de indivíduos, casais e grupos de pessoas.


Na medicina, as terapias são referidas como um tipo de cuidado. A fisioterapia, por exemplo, é o cuidado oferecido a uma parte do corpo lesionada. 


A palavra psicoterapia, tem origem no grego e é formada pela junção de duas palavras: psykhé significa mente, já therapeia é ato de curar ou restabelecer algo que foi perdido.


Normalmente, o que nos leva à terapia é a perda de nossa autonomia, e é importante frisar que o objetivo do psicoterapeuta é justamente devolver ao paciente sua autonomia perdida.


Desequilíbrios de cunho mental e emocional afetam todo nosso organismo, e é por isso que a psicoterapia é tão importante.


Uma mente em desequilíbrio pode gerar desde problemas sociais, comportamentos ansiosos e autodestrutivos, até sintomas físicos, como alergias severas, sono excessivo, dores no corpo, tremores, taquicardia, entre outros. 


Você já deve ter ouvido falar de auto sabotagem. A mente doente nos impede de ter um desenvolvimento saudável, na vida profissional e/ou afetiva. Nesse estado, é comum colocarmos barreiras mentais inconscientes que nos fazem tropeçar ao longo do caminho.


Algumas pesquisas chegam a relacionar o estresse crônico, a ansiedade e a depressão com o desenvolvimento de cânceres.

1. Não precisa se deslocar

O seu psicólogo está a poucos cliques de distância, pois basta apenas abrir o Skype ou Google Meet, entrar na videochamada e iniciar sua sessão. 


Ainda, é necessário que você entre em contato previamente com o psicoterapeuta que deseja realizar o tratamento e marcar um horário para realizarem a sessão.


Por ser online, você não vai precisar encarar o trânsito, nem aglomerações de pessoas. Isso facilita muito o acesso a terapia para quem sofre com transtornos de ansiedade.


O fato de ficar preso na rua, por causa de congestionamento, pode desencadear crises de ansiedade, pânico e agressividade, pois mistura estresse com preocupação, afetando o estado emocional do paciente, às vezes pelo resto do dia. 


A psicoterapia online é uma grande vantagem para pessoas que têm medo de dirigir, ou que sofreram algum trauma como acidentes de trânsito e têm medo de andar de carro. 


Pessoas que sofrem de depressão acabam adotando práticas de isolamento social e reclusão. Isso se torna um grande impedimento, já que sair de casa passa a ser uma tarefa extremamente difícil. 


A depressão é um estado emocional de ausência de energia, ela afeta todo o sistema nervoso, prejudicando a produção de neurotransmissores e receptores.


A propósito, se você ou alguém que você ama vem apresentando sintomas de depressão, seja gentil. Entenda que não é questão de corpo mole ou preguiça.

2. Acessibilidade e autonomia a PcD

A terapia online tem maior acessibilidade para pessoas com deficiência, por eliminar a necessidade de locomoção dentre outros fatores, acabamos dando a PcD uma maior autonomia.


Recentemente, aqui na Terapia na Web, iniciamos um processo psicoterapêutico com uma pessoa cega


Mesmo ela conseguindo se locomover por sua cidade, com a facilidade de agendar sua própria sessão de terapia, ser atendida em sua casa e pagar sua sessão pelo celular, aumentamos sua autonomia e fortalecemos sua autoconfiança.

3. A terapia online é mais barata

Fazer terapia online te permite economizar seu tempo e seu dinheiro gastos com transporte.


Imagine que você tenha encontrado um terapeuta muito bom, que a sessão tem um valor que cabe no seu bolso, disponibilidade de horários, a situação perfeita. Só que ele atende do outro lado da cidade e você demora 1h de carro para chegar lá. 


Calculamos então que serão no mínimo 3 horas gastas por sessão: 1 hora para ir, 10 minutos estacionando e pegando o elevador (isso, se houver vaga ou estacionamento), 50 minutos de sessão e  1hhora para voltar, mais o combustível e o estresse de dirigir por esse tempo. 


Convenhamos que, levar a cabo um tratamento nessas condições é quase impossível, e talvez até piore o quadro.


Além de se poupar desse tipo de situação, o meio-ambiente e o trânsito agradecem.


A psicoterapia online para os terapeutas que dispõem de um escritório exclusivo em casa, pode ser menos custosa também.


Embora seja necessário ter um lugar físico para atender em emergências, ele não precisa arcar com o aluguel de uma sala em tempo integral, podendo dividir um consultório com outros colegas.


O psicólogo também não vai precisar se deslocar para realizar os atendimentos, reduzindo seu próprio estresse com o trânsito, podendo dedicar-se mais a seus pacientes.


Essas economias resultam em preços mais competitivos de mercado, porém tenha cuidado: valores muito baixos devem ser vistos com desconfiança. Lembre-se que o psicoterapeuta é um profissional responsável pela sua saúde.

4. Horários flexíveis e segurança

Os horários do terapeuta e do paciente se tornam mais flexíveis.


É comum fazermos atendimentos até às 22 horas da noite, pois vários pacientes só conseguem fazer sua terapia após colocar os filhos para dormirem e então ter um momento reservado para si mesmos.


Outros casos são de pacientes que reservam o horário de almoço para fazer terapia, já que é apenas 1 hora, podem fazer sua sessão semanal diretamente do local de trabalho.


Dessa forma não precisam de atestado, nem de perder horas de trabalho, evitando problemas com o chefe.


Você também não corre o risco de sair muito tarde da clínica, enfrentar a “hora do rush” ou passar por alguma situação desagradável. Nesse sentido, é ainda mais seguro fazer terapia online.

5. Psicólogos de outras cidades

Pessoas que moram em cidades pequenas costumam ter vergonha de procurar profissionais em suas cidades. 


Geralmente trabalhamos em sessão com assuntos delicados e que temos dificuldade, vergonha ou temor, assuntos que afetam a nossa saúde mental. 


O problema é que quando moramos em cidade pequena, todos se conhecem e isso pode aumentar as fantasias e temores de que o que é dito em sessão “pode vazar”, ou que as pessoas ficarão sabendo. 


Por mais que seja lei, presente no nosso Código de Ética de Psicologia, que o profissional deve manter em sigilo tudo o que for dito em sessão – salve casos em que a vida da pessoa ou de alguém próximo a ela corra risco, enquanto o vínculo entre cliente e terapeuta não foi concretizado, esse medo continua presente. 


E também, devido ao peso do conteúdo trabalhado, às vezes a pessoa se sente desconfortável em encontrar com o terapeuta pela cidade.


Lógico que o profissional precisa trabalhar todas essas questões, a terapia online pode evitar essa angústia, tornando período de tratamento mais curto.

6. Atendimento psicológico para brasileiros no exterior

Muitos brasileiros viajam para outros países, indo e voltando por causa do trabalho, para intercâmbio ou até mesmo em busca de uma vida melhor, um recomeço. 


O problema é que o choque cultural pode ser algo difícil de adaptar no primeiro momento, além de, possivelmente, ter que encarar tudo isso sozinhos. 


Dificilmente esses brasileiros no exterior terão acesso a qualquer suporte psicoterapêutico local.


Entendemos essa dificuldade e principalmente o sofrimento que a distância pode trazer.


Com a terapia online, o paciente pode ser atendido, por outro brasileiro, de qualquer lugar do mundo que tenha acesso a internet.

7. Saiba se a terapia online é indicada para o seu caso

Precisamos admitir que a terapia online tem algumas limitações. 

Nós não conseguimos atender corretamente pessoas com quadros mais graves, como por exemplo esquizofrenia. 

Nesses casos como o da esquizofrenia, sugerimos sem sombra de dúvidas, o acompanhamento em CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Os CAPS são munidos de uma junta de especialistas, lá o paciente terá acesso a tratamento multidisciplinar, totalmente gratuito pelo SUS, além de grupos de apoio e a assistência para a família.

O atendimento psicológico online infantil também não é possível.  Em alguns momentos, durante a sessão, precisamos trabalhar com o lúdico (brinquedos) e ainda não encontramos uma forma eficaz de fazer isso online. 

Outro ponto que dificulta o atendimento infantil é a possibilidade de não conseguir manter a atenção da criança durante a sessão. 

Indicamos a terapia online para crianças acima de 13 anos, já entrando na adolescência.

Dependendo da maturidade da criança, é sim possível que se realize online, porém recomendamos que você procure um psicólogo da sua cidade.

Você também precisa de uma banda larga de internet estável e um dispositivo eletrônico com câmera e microfone. Pode ser um computador, notebook, tablet, smartphone…

Para fazer suas sessões de terapia online, é necessário um ambiente fechado, como um quarto ou escritório, onde você possa fechar a porta e não ser incomodado. 

É importante ressaltar, para as pessoas que dividem a casa com você, que respeitem o seu momento de terapia. 

Se sua casa não tem privacidade, você pode aproveitar o momento em que estão no trabalho ou combinar com os outros moradores que façam suas atividades externas durante as sessões, aproveitando para irem à academia, supermercado…

Nossa equipe sempre ao seu dispor

Nós da Terapia na Web procuramos sempre deixar a Psicologia acessível, pois sabemos que a psicoterapia presencial não será capaz de suprir e atender a todos, devido às limitações físicas e ao custo.

Nossa maior preocupação é mantermos a qualidade dos atendimentos, e por isso nossa equipe é composta de psicólogos selecionados.

Compreendemos que fazer terapia não é um processo fácil para nenhum dos participantes, pois exige muita dedicação, de nossa parte e do paciente. 

Exatamente por isso, nos dedicamos ao máximo aos casos atendidos, sempre estudando e compartilhando conhecimento entre nossos colegas, que possuem diferentes especializações.

Dessa forma, garantimos que você receba um tratamento especializado, com todas as condições para a resolução dos problemas, que não te deixam alcançar sua felicidade.

Pensando nisso, produzimos e divulgamos conteúdos gratuitos quase diariamente em nossas mídias sociais, em nosso canal no YouTube, Instagram e Facebook. Além do nosso blog que contém informações mais detalhadas sobre vários dos assuntos abordados.

Neles você pode acompanhar e aprender um pouco mais sobre a Psicologia e como ela pode te ajudar a ter uma vida mais produtiva e feliz.

Se você ficou com alguma dúvida, dê uma olhada nos outros artigos aqui no blog, se não encontrar o que procura, entre em contato com a gente através das nossas redes sociais, ou pode me chamar diretamente no WhatsApp.

Foto da equipe com o psicólogo Leonardo Garcia

Por Leo Garcia

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Clique para


Voltar


Instagram


Twitter


Youtube


Facebook

Conheça nosso trabalho nas redes sociais.

Tem alguma sugestão de tema?

Por acaso procurou um post sobre algum tema e não encontrou, então entre em contato e nos diga qual foi! Vamos reunir a equipe para apresentá-lo o mais rápido possível.

Entrar em contato

Logo Terapia na Web Colorido